quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sociedade,de alguma forma,um jogo de Xadrez



Hoje eu estava pensando em algo que me inspirou em postar no meu blog,eu estava raciocinando da seguinte forma : A sociedade é um jogo de xadrez, as peças são :

Peão : Trabalhador
Cavalo e Torre : Burguesia
Bispo : Igreja
Rei e Rainha : Governo

O rei a rainha são os mais poderosos (Governo) eles são os principais fatores para se perder uma partida,ou até mesmo ganhar... A igreja tem uma grande importância no jogo (jogo seria a sociedade) se você perde o seus bispos, certamente dificultará na formulação de jogadas,pois eles dão ótima mobilidade no jogo...(Se a sociedade perde-se as igrejas que se preocupam mais com o poder econômico do que a fé e a crença,certamente se livraria de uma boa parte da alienação) o Cavalo e a Torre protegem o Rei a Rainha e até mesmo os Bispos,ou seja a burguesia bancam as campanhas políticas de deputados e são extremamente importante para estrutura do sistema ( infelizmente)...E o peão são os trabalhadores que não tem importância nenhuma se sai do jogo, e se for preciso sacrifica ele para criar uma nova jogada melhor...

2 comentários:

  1. Ótima linha de pensamento. Fez uma bela analogia. Eu particularmente concordo com grande parte da analogia, principalmente com a parte do peão.

    Alias, parabéns pelo blog, está muito bom.

    ResponderExcluir